Welcome Guest [Log In] [Register]

• Hall da Fama - PokéBrasil
• Ranking Final 3DS - PokéBrasil
• Visite a PokéEVO!!
Locked Topic
[Copa Brasil] Regulamento Geral
Topic Started: 1 Mar 2015, 03:53 PM (253 Views)
Eternal Spirit
Member Avatar


Posted Image

REGULAMENTO GERAL - COPA BRASIL
Capítulo I - Objetivos:

Art. 01 - A PokéBrasil ao realizar a segunda edição desse evento tem o intuito de dar aos jogadores de Pokémon Showdown que frequentam o Fórum o torneio mais grandioso da Plataforma.

Parágrafo Único - Esse Regulamento trata apenas de artigos específicos para os jogos desse Evento, sendo que os artigos tratados nesse Regulamento terão suas definições baseadas nas normas e regras gerais do Fórum PokéBrasil.

Art. 02 - Este Regulamento serve como base para decisões tomadas pela staff durante todo o torneio.

Art. 03 - Este torneio é feito para Pokémon Showodown, sendo assim, todas as suas batalhas devem ser realizadas nele. Caso os dois membros concordem em jogar no Pokémon Online, poderá ser feito porém caso algum problema acontecer será julgado normalmente e se necessário a realização de nova partida ela deverá ser feita no simulador Pokémon Showdown.

Art. 04 - Quaisquer decisões tomadas pela staff durante o evento que não sejam embasadas nesse Regulamento Geral devem ser discutidas apenas pelo CAPITÃO do clã em Mensagem Privada no fórum com o hoster em questão. Qualquer caso que isto não seja seguido será ignorado.


Capítulo II - Participação:

Art. 05 - Para participar, o capitão deverá inscrever o Clã na competição, por meio do tópico destinado a isto.

Art. 06 - Cada Clã poderá registrar 12 participantes, sendo seis titulares e seis reservas no Round 1 e sete titulares e cinco reservas no Round 2 em diante.

Art. 07 - Será necessário que cada membro confirme sua participação colocando seu contato pessoal, de preferência Skype que será o padrão utilizado no evento.

Art. 08 - Não é obrigatório que todos os espaços para reservas sejam preenchidos.


Capítulo III - Comissão Organizadora:

Art. 09 - A organização da Copa Brasil se resume a Administração, Moderação e Hosters especiais da Copa Brasil.

Art. 10 - Cada grupo ou confronto eliminatório terá seu Hoster, que deverá ter como obrigação manter o tópico atualizado.

Parágrafo Único - Caso o Hoster esteja em algum Clã presente no seu grupo este ficará impedido de participar dos julgamentos.

Art. 11 - Cada decisão de W.O na 1ª Fase e nas eliminatórias será avaliada por todos os membros da Comissão Organizadora da Copa Brasil, exceto organizadores que possua ligação com o Clã em questão, para que possa ser dado o veredicto com a maior transparência possível.

Art. 12 - Caso algum Clã se sinta lesado ao agir de algum Hoster durante o evento, o CAPITÃO pode e deve reportar isto ao Hoster Geral da competição para avaliação do caso.

Parágrafo Único - Caso o Hoster Geral esteja envolvido no problema o comunicado deve ser feito à algum Administrador do Fórum.

Art. 13 - Caso seja feita desordem em qualquer tópico da Copa Brasil por conta de decisões tomadas pela Comissão Organizadora por parte dos membros do clã, ele será advertido por flood, mediante as Regras Gerais da PokéBrasil e dependendo da gravidade poderá sofrer punições maiores se a Comissão achar necessário.

Art. 14 - Para evitar qualquer suspeita de favorecimento e imparcialidade sobre o Hoster, na fase eliminatória o Hoster do confronto não poderá fazer parte do Clã que participa mesmo que não esteja disputando a Copa Brasil.

Capítulo IV - Formato da Competição:

Art. 15 - Os seis jogadores titulares do Clã serão sorteados em grupos com quatro jogadores cada. Ele deverá jogar contra membros de outros Clãs;

Art. 16 - Após a primeira fase de batalhas, os oito Clãs com mais vitórias passam para a próxima fase. Caso aconteça empate entre dois ou mais Clãs haverá Tie-Break entre os envolvidos.

Parágrafo Incluso - Caso o empate aconteça nas primeiras posições ou em qualquer posição que os empatados já estejam classificados utilizará o sistema de Pontuação para o Clã, ou seja, a colocação dos participantes em seus Grupos valerá pontuações diferentes que serão somadas dando um valor total.

A pontuação será a seguinte:

1º Colocado = 6 pontos
2º Colocado = 4 pontos
3º Colocado = 2 pontos
4º Colocado = 0 ponto

Caso o Grupo tenha terminado com jogadores empatados na mesma posição soma-se a pontuação e divide-se pelo número de empatados.

Caso ambos os Clãs ainda permaneçam empatados será utilizado o Confronto Direto entre eles na 1ª Fase. Caso ainda permaneça o empate um Tie-Break entre ambos deverá ser realizado.


Art. 17 - Com os oito clãs definidos, começa a fase eliminatória, que seguem o sistema de confrontos em ordem de:

Confronto 1 - 1º colocado enfrenta o 8º colocado
Confronto 2 - 2º colocado enfrenta o 7º colocado
Confronto 3 - 3º colocado enfrenta o 6º colocado
Confronto 4 - 4º colocado enfrenta o 5º colocado

Art. 18 - Terminada a fase de grupos, o Capitão do Clã deverá enviar ao Hoster Geral do evento a lista dos seus titulares para a fase eliminatória. Após cada confronto, essa lista poderá ser atualizada com mudanças requeridas pelo capitão. Caso uma nova lista não seja enviada será subentendido que a escalação será a mesma da fase anterior.

Art. 19 - Para a semifinal a ordem de disputa será:

Vencedor do Confronto 1 enfrenta o vencedor do Confronto 4
Vencedor do Confronto 2 enfrenta o vencedor do Confronto 3

Art. 20 - Todos as batalhas do torneio devem ser realizados em OU XY Standard, respeitando a Tier List do mês de abertura da Copa Brasil.

Art. 21 - Mudanças na Tier List só será realizada mediante a aprovação de todos os Capitães e somente após o termino da fase em questão.


Capítulo V - Formato de Tie-Breaks:

Art. 22 - Na fase de batalhas em grupos, caso dois Clãs obtenham o mesmo número de vitórias, o desempate será realizado em partida única com o Capitão de cada Clã enviando seu representante para o Hoster Geral. O prazo para envio do representante pelo capitão será de dois dias e para essa disputa após definida a batalha será de cinco dias.

Art. 23 - Na fase de batalhas em grupos, caso três ou mais Clãs obtenham o mesmo número de vitórias, o desempate será realizado em confrontos entre todos os Clãs. Cada capitão enviará uma lista para o Hoster Geral com seus participantes que enfrentarão seus adversários. Nessa lista deverá conter o participante e o Clã que ele enfrentará. O prazo para envio dos representantes pelo capitão também será de dois dias e para essas disputas após definidas as batalhas serão de cinco dias. Caso todos os Clãs permaneçam empatados haverá uma nova rodada de Tie-Break mudando seus participantes até que os classificados se definam.

Art. 24 - Já na segunda fase cada confronto que terminar empatado em 3x3 haverá um Tie-break onde da mesma forma citada anteriormente o Capitão do Clã envia seu participante para o Hoster Geral respeitando o prazo de dois dias para o envio e cinco dias para a batalha. Caso os dois jogadores escolhidos não consigam se encontrar por horários diferentes ambos os Capitães deverão enviar outro participante para a disputa.

Capítulo VI - Punições e fatores externos:

Parágrafo Único - É terminantemente proibido o uso da combinação Baton Pass + Stored Power em um mesmo time. Caso seja comprovado o uso dessa estratégia em uma partida, a mesma será cancelada e a vitória será repassada a seu oponente imediatamente.

Art. 25 - Caso seja comprovado algum caso de ghostplay (jogar em nome de outro participante), o membro que jogou a partida pelo seu companheiro será banido por 30 dias da PokéBrasil e excluído do torneio, sendo que o mesmo não poderá ser substituído durante a fase correspondente do torneio, ou seja, será decretada vitória à todos os seus adversários da fase. Se for comprovada a ciência do jogador ghostplayado em relação a esse fato, ele receberá a mesma punição. Além disso, embasado nas Regras Gerais da PokéBrasil haverá uma punição maior por se passar por outra pessoa.

Art. 26 - Para a Artigo 24 do Capítulo VI ter efeito, o denunciante deverá apresentar provas concretas ou um print do IP usado na batalha pelo jogador sendo que ele deverá coincidir com o IP do usuário acusado no registro ou de atividade na PokéBrasil.

Art. 27 - Na fase de grupos, só haverá W.Os em casos evidentes de inatividade do adversário. Portanto na Copa Brasil cavar W.O não garantirá vitória ou seja, não adianta ficar fazendo inúmeros posts de atividade principalmente na primeira semana de prazo da fase porque é um momento de preparação e poucos vão se arriscar a jogar logo no início. Caso aconteça inatividade de algum participante o mesmo deve ser substituído imediatamente pelo Capitão porque o mesmo poderá ser julgado pela Comissão Organizadora por descaso com seu compromisso pelo evento.

Parágrafo Único - Desde a Pré-Inscrição até a Final o Capitão será responsável pelo seu Clã. Não agindo corretamente ou prejudicando o andamento do torneio ele poderá levar punição de 2 a 4 meses afastado do Fórum mediante julgamento da Comissão Organizadora.

Art. 28 - Nas fases eliminatórias, caso algum membro receba W.O sem a chave estar definida, ele ficará impedido de participar do próximo confronto. Ele deverá ser substituído durante a fase seguinte podendo voltar posteriormente, caso sua equipe avance novamente.

Art. 29 - Em qualquer confronto da Copa Brasil, seja na fase de grupos ou nas eliminatórias que algum membro incitar flame ou continuar com flood no tópico após alerta da Comissão Organizadora, este será rigorosamente punido, e dependendo da gravidade, ele pode ser excluído do torneio. Neste caso será realizado uma reunião com os membros da Comissão Organizadora para avaliar o caso.

Art. 30 - Caso algum membro seja banido permanentemente do fórum, ele será automaticamente excluído do torneio, e o clã deverá substituí-lo. Caso tal membro seja Capitão, a equipe deverá escolher outro Capitão imediatamente.

Art. 31 - Caso algum membro seja travado de postar durante o torneio, ele continuará no torneio, mas ele terá de marcar sua batalha por conta própria, pois não serão aceitos posts de atividades feito por terceiros. Somente o Capitão poderá mediar tal batalha pelo tópico da batalha em questão.

Art. 32 - Caso algum integrante da Comissão Organizadora demonstre comportamento inadequado durante o torneio, ele será removido de suas funções imediatamente.

Art. 33 - Casos de jogadores que entram com Abilities, IVs, EVs e Traits erradas não serão casos de interferência junto a Comissão Organizadora. Isso porque tais problemas podem ser evitados olhando e conferindo seus Pokémon antes da batalha.

Art. 34
- Caso algum jogador dizer que veio com time errado, ele pode pedir que seja feita uma nova batalha, tudo isso antes da batalha começar, porém ele deve dizer qual time ele usará na nova batalha. Descrevendo exatamente os nomes dos 6 Pokémon do time, ou seja, tudo que seria visível em um Team Preview. Quanto ao oponente, pode-se escolher usar outro time ou o mesmo que já tinha selecionado para a batalha. Mas ambos devem começar a nova batalha em menos de um (1) minuto, para que não aconteça construção de counter team. Tomando essa medida, damos uma desvantagem considerável ao que veio com time errado, mas pelo menos ele ainda terá plenas chances de vencer seu jogo, o que poderia não ser o caso, se continuassem a primeira batalha. Essa é mais uma questão de jogo limpo para fluirmos com melhor qualidade o evento.

Capítulo VII - Disconnect e Timeout:

Art. 35 - Ao jogar no PS você pode ativar o tempo para seu adversário jogar quando ele demora para fazer seus movimentos. Caso a clause for ativada e aceita por engano, quando o jogador se sentir lesado pela demora do oponente pode-se reiniciar a batalha, simulando todos os movimentos até então, porém com os dois jogadores dando print de cada moveset de todos os seus Pokémon, isso para evitar a suspeita de alteração. No caso de alguém fazer tal acusação, deve-se enviar os log das batalhas e o acusado deve enviar a organização os prints da primeira batalha, mostrando os movesets corretos e inalterados de uma batalha para outra. Se for detectado qualquer tipo de montagem ou mudança de moveset, será feita uma nova batalha, assim como se o acusado não tiver os prints para se defender. Tal acusação deve ser feita no máximo 2h após a batalha, caso não ocorra nesse período não será mais considerada. Ao jogar no PO não ativem a clause "No Timeout", caso seja feita será por conta e risco de cada jogador. Uma vez selecionada essa clause o adversário pode e deve recusar. Porque uma vez jogando dessa forma a Comissão Organizadora não intercederá de maneira alguma para o jogador acelerar seu jogo. Para isso existe o tempo de batalha. Para que não demorem as batalhas e aumente o risco de Disconnect.

Art. 36 - Quando um servidor/simulador está sobrecarregado deve-se mudar o servidor/simulador quando a situação ainda é possível. Caso não seja possível a mudança o jogador que estiver sofrendo com os lags deve avisar o seu adversário sobre o que acontece para que depois não utilize essa desculpa para uma possível derrota por Timeout.

Art. 37 - Os casos de lag e timeout por decorrência do mesmo, devem ser tratados pela Comissão Organizadora quando os envolvidos não cheguem a consenso. Se algum lado achar que estivesse com a battle ganha, tem que provar com log e prints de moveset de todos os seus Pokémon. Assim como os acusados que supostamente tivessem a batalha perdida devem se defender tirando prints de seus movesets pra provar o contrário.

Art. 38 - O sempre citados glitch no PO não será motivo de uma nova partida ou requisição de vitória. Uma vez que esse bug pode ser evitado com atualizações frequentes do simulador. Sem contar que após um missclick pode-se utilizar o bug como desculpas para o erro. Se conseguir provar o bug envie PM para a Comissão Organizadora que os mesmos farão o julgamento e darão seu parecer sobre o caso.

Art. 39 - Qualquer outro bug envolvendo mecânica do jogo que seja comprovado deverá ser feita uma nova partida caso o prejudicado seja derrotado na partida.

Art. 40 - Sobre a questão de Disconnect. Todos os casos onde não houver consenso entre os envolvidos, deve ser enviado obrigatoriamente o log para a Comissão Organizadora avaliar internamente e decidir a batalha. É difícil quando há a queda, porque ele não pode provar os movesets por meio de print, a não ser que apenas sua internet tenha caído, e não faltado energia ou algo do tipo, nesse caso ainda há a possibilidade de provas. Primeiramente os envolvidos tentam se resolver. Caso não seja possível, é exclusivamente decidida pela Comissão Organizadora a situação. Não haverá a decisão por parte de quem se manteve na batalha. Tudo deverá ser discutido entre ambos ou então pela Comissão Organizadora. Sobre esses casos somente os envolvidos podem entrar na questão, os Clãs não poderão interferir flameando o tópico sendo passivos de punição descritas nesse Regulamento.


  • Art. 40.1 - Em casos onde houverem Disconnect de partidas onde esteja claro que houve queda de conexão por parte do participante, fica estreitamente proibido que jogadores terceiros entrem em seu lugar para jogar, ver movesets, usar "forfeit" ou qualquer coisa do gênero, bem como jogadores do mesmo clã para terminar a partida em seu lugar. Caso ocorra e o jogador esteja presente no torneio e/ou seja usuário do fórum, ele será banido do torneio, além de sofrer punições específicas.


Capítulo VIII - Resoluções do Congresso Técnico:

Art. 41 - As substituições estão liberadas como o Capitão bem entender na Fase de Grupos, é problema do Capitão programar o time para cumprir todas as batalhas. Isso quer dizer que não haverá limite de tempo pra fazer alguma substituição, podem ocorrer imprevistos, então o Capitão deve ter sempre um substituto pronto pra jogar de última hora e é obrigação dele ajustar o time decentemente quanto a isso. O objetivo é deixar W.O como última opção sempre. Se gastar todos os substitutos gratuitamente, problema dele.

Art. 42 - A partir das eliminatórias só serão aceitas substituições com motivos decentes e claros, se precisar de algo de última hora, também está liberado desde que tudo seja explicado decentemente. O objetivo ainda é evitar qualquer W.O.

Art. 43 - Uma vez que o jogador é substituído ele só poderá voltar jogar na fase seguinte.

Art. 44 - O prazo para a Fase de Grupos será de duas semanas. A partir das fases eliminatórias os prazos serão de uma semana com exceção da final que voltará ao prazo de duas semanas devido a preparação.

Art. 45 - A Tier e Banlist serão atualizados somente entre a Fase de Grupos e a Fase de Eliminatórias. A partir do sorteio da Fase de Grupos a Tier List não será mudada até o fim da fase.

Capítulo IX - Premiação:

Art. 46 - Ao Clã vencedor da Copa Brasil, será dada uma userbar personalizada do evento com seu respectivo Pokémon Mascote.

Art. 47 - A todos os membros participantes pelo Clã vencedor será dada uma badge com o Pokémon Mascote escolhido, essa badge ficará no perfil dos membros e não será retirada mesmo se outras edições do evento acontecer.

Capítulo X - Casos Omissos:

Art. 48 - Os casos omissos a esse regulamento deverão ser resolvidos pela Comissão Organizadora da Copa Brasil.
Offline Profile Goto Top
 
1 user reading this topic (1 Guest and 0 Anonymous)
ZetaBoards - Free Forum Hosting
ZetaBoards gives you all the tools to create a successful discussion community.
Learn More · Sign-up for Free
« Previous Topic · Copa Brasil · Next Topic »
Locked Topic